Informação proveniente do site do Grupo Salvador Caetano em
15-12-2017.
FUNDADOR Imprimir


Salvador Fernandes Caetano, nasceu a 2 de Abril de 1926, em S. Lourenço, freguesia de Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia.

Começa a trabalhar com onze anos, estabelecendo-se por conta própria aos dezoito, e com vinte anos (em 1946) cria a empresa Martins & Caetano & Irmão, Lda, uma fábrica de carroçarias, que seria o embrião de Toyota Caetano Portugal, SA, e do próprio Grupo.

O primeiro contrato de exportação de autocarros data de 1967 para Inglaterra.

Em 1968, torna-se representante exclusivo da Toyota em Portugal, construindo uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar, inaugurada em 1971.

A partir dessa data, o crescimento da empresa e a expansão dos negócios alargam-se a todo o País, e mais tarde ao estrangeiro, passando igualmente pela diversificação de produtos e actividades.

Ao comemorar os 50 anos de actividade – em 1996 – Salvador Fernandes Caetano, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos sectores de actividade.

A internacionalização do Grupo foi iniciada com a criação duma empresa em Inglaterra para comercialização e assistência pós venda de autocarros.

O Sr. Salvador Caetano foi nomeado Cônsul Honorário do México no Porto em 1994.

Salvador Fernandes Caetano foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo Português, foi agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado, e distinguido com as medalhas de ouro das cidades de V.N. Gaia e Ovar.

Possui também várias distinções:
- Associação Industrial Portuense
- Associação industrial Portuguesa
- Associação do Comércio Automóvel de Portugal e de instituições como o Rotary e os Lions.

A imprensa distinguiu o Sr. Salvador Caetano, com diversos prémios:
- Empresário do Ano (Jornal Semanário)
- 1980 - Troféu Expresso (Jornal Expresso)
- 1980 - Empresário do Ano (Jornal “O Tempo”)
- 1983 - Melhor Gestor (Jornal Semanário)
- 1984. “Ambiente empresarial e paz social na empresa”
- Personalidade do Ano (Organização do Troféu Carro do Ano / Volante de Cristal) – 2006.

O Fundador do Grupo Salvador Caetano, faleceu a 27 de Junho de 2011, deixando um universo empresarial de mais de 150 empresas, com quase 7000 colaboradores.